23 outubro, 2006

A Pesquisa na Internet - Motores de Busca

Ninguém nega que uma das maiores funções, ferramentas e vantagens da Web é a pesquisa. Com a Internet temos possibilidades n de encontramos tópicos, textos, vídeos, artigos, discussões e opiniões em torno de todo e qualquer assunto em que estejamos interessados.

Pelas mais diversas razões utilizamos frequentemente esta ferramenta na web e isso tem feito com que mais e mais directórios e motores de busca sejam criados e/ou se especializem no intuito de melhorar os serviços de pesquisa ao utilizador.

Desta forma, com o objectivo de testar e comparar alguns motores de busca activos na net, realiza-se uma pesquisa acerca de comunidades virtuais (criadas por utilizadores, portanto tendo como objecto de estudo newsgroups, weblogs, chat's, fóruns e sites de relacionamento) com a Ecologia como tema em questão (utilizando-o para termos comparativos).

Os sites e/ou motores de pesquisa utilizados foram o Google, Blogger e Orkut. O Google foi escolhido por se tratar do motor de busca mais utilizado, hoje em, dia pelos internautas. O Blogger por sua vez, mesmo sendo uma das “empresas” inseridas no fenómeno Google, foi escolhido por nos dar a possibilidade de pesquisar mais especificamente weblogs, lembrando que a pesquisa está a se referir a comunidades virtuais criadas por utilizadores comuns da net; e por esta mesma razão o site de relacionamento Orkut foi uma das escolhas.

O método de pesquisa utilizado no Google se deu de forma a digitar o nome do tema da pesquisa (Ecologia) utilizando as aspas como operador boleano, no intuito de especificar a pesquisa. Foram obtidos 16.000.000 de resultados e por se tratar de um apanhado geral sobre o tema, indicou endereços electrónicos de muitos sites de empresas, de centros de pesquisas e instituições do tipo a tratar de ecologia. Na procura de sites criados por utilizadores recorreu-se ao Blogger. Neste, encontra-se uma ferramenta chamada “Pesquisar Blogs”. Ao digitar Ecologia forma indicados 4 blogs directamente relacionados ao tema, em ordem crescente de actualização, e o restante se referiam a blogs que continham em algum momento uma ou mais postagens com o termo mas que não necessariamente eram blogs de Ecologia. Para restringir a pesquisa, utilizou-se a ferramenta “Pesquisa Avançada” com relação ao idioma (autor, título, território, etc) e uma série de resultados foi apresentada. Já no Orkut (site de relacionamento em que precisa-se receber um convite de adesão por email para poder aceda-lo) houve o acesso à página dedicada às comunidades em que o utilizador pode pertencer e então digita-se o nome do tema a ser procurado de acordo com seus interesses ou se quiser pode facilitar a busca indo às categorias das comunidades. Uma vez que se acede a página de uma determinada comunidade, o utilizador tem no canto direito inferior do vídeo uma parte dedicada a outras comunidades de tema relacionado. Exemplo, ao aceder uma página uma comunidade de ecologia posso visualizar outras comunidades existentes com mesmo tema.



As comunidades virtuais envolvendo Ecologia encontradas através do Blogger foram, dentre as muitas, a Verdenatura (em italiano) e após o recurso da Pesquisa Avançada, a Terraviva e a Panorama Ecologia.

Verdenatura è un sito internet di informazione tematica che utilizza un blog come sistema di pubblicazione. Verdenatura si occupa dei temi legati alla natura, all’ambiente e all’ecologia.
Verdenatura é um sítio na Internet que publica informações acerca de temas como a natureza, o meio ambiente e a ecologia. Este sítio analisa e publica vídeos referentes à ecologia. Seus autores, Luca Conti e Tiziano Fogliata, são os responsáveis pela publicação e muitas das opiniões. Utilizam o sistema de FAQ e de emails para comunicarem-se com seus possíveis utilizadores.



O Terra Viva! define os princípios, métodos e fins como sendo os da Ecologia Social dado que esta não se fica pela análise dos fenómenos ambientais separados das suas origens sociais.
Este blog promove e divulga actividades sociais relacionadas à ecologia. Em análise, transmitem que através da educação ambiental e aproximando as pessoas da natureza é possível incutir uma posição pessoal e colectiva menos agressor ao meio-ambiente. O terra Viva também divulga outros blogs e ações que não as suas, mas sim de outros movimentos e ONGs. O sítio em si é indicado como autor das postagens.

Panorama Ecologia - Todo dia informações sobre como anda o nosso pequeno, grande e único planeta Terra. São publicações de notícias e até resumos e análises de seminários e7ou palestras de especialistas em algum sector que envolva a preocupação ou o impacto no meio-ambiente. Os utilizadores do sítio também podem postar suas opiniões e comentários, e até mesmo enviar notícias a serem publicadas, através de um endereço electrónico consciência.net. a maioria das postagens são de autoria de Clarissa Taguchi, idealizadora da Cia. Ecológica e editora de Ecologia da Revista Consciência.Net.

Através do site de relacionamento Orkut foram encontradas, dentre as muitas, A Comunidade Fórum Falésia Cabo Branco e a SOS Mata Atlântica. Nestas comunidades seus participantes podem sugerir tópicos de discussão e até divulgar eventos, além de poder entrar em contanto com outros participantes que compartilham a mesma causa.



O objetivo do SOS Mata Atlântica é a comunidade das pessoas que querem a preservação de uma de nossas maiores riquezas, a Mata Atlântica.
Nesta comunidade, há ainda a divulgação e o link do sítio oficial da ONG chamada SOS Mata Atlântica e o link de uma campanha virtual para o reflorestamento.



Encontrar essas comunidades foi relativamente fácil mas não tão quanto esperava. Os motores de busca ainda nos dão muito lixo como informação e resultado de procura. Perde-se tempo e paciência seleccionando realmente o que tem haver com aquilo que desejamos. Os operadores boleanos nos ajudam muito nesse aspecto, mas ainda sim há muito lixo.

Uma boa pesquisa, aliás uma pesquisa eficaz, depende também e principalmente do utilizador. O saber exactamente o que se procura e os termos certos a serem usados nos poupa muito trabalho e dor de cabeça.

Por exemplo, procurar pela palavra Ecologia no Google é pedir para ter como resposta muita informação inútil, porque o tema é muito vasto. Aliás o Google nem seria o directório mais indicado para uma pesquisa que já se limita a encontrar comunidades de autoria de utilizadores comuns e não de alguma empresa ou instituição. Para isso é melhor e mais inteligente utilizar sítios que já tratem disso em sua natureza como aqueles em que residem blogs, fóruns, chat´s ; e uma outra grande pedida nesse momento são os sítios de relacionamento como o Orkut e o Hi5.

Conclui-se que pesquisar é fácil, desde que se saiba o quê, onde e como. A actualidade tem não só informação mas o excesso dela e precisamos também aprender a lidar com isso.


Mais sítios relacionados:
http://www.sosma.org.br - SOS Mata Atlântica
http://www.clickarvore.com.br - Apenas com um click tu podes plantar uma muda de árvore!Entre e plante!!!