08 novembro, 2006

Matéria publicada pela Agência Enejc 2006 sobre minha participação na 5ª edição do evento

Aluna brasileira no ENEJC 2006

Juliana Bandeira, aluna do último ano do curso de Comunicação Social no Brasil, decidiu vir estudar para Portugal, de forma a conhecer o modelo europeu de ensino e mais especificamente, o mundo da Comunicação Social em Portugal.Até Março do próximo ano, Juliana encontra-se no Instituto Superior de Miguel Torga, também no curso de Comunicação Social.

Esta estudante do Brasil, rapidamente, delineou algumas diferenças relativamente aos sistemas de comunicação do seu país e de Portugal. No Brasil aponta para uma comunicação mais consumista, em que a informação é realmente tratada como um produto, enquanto que em Portugal aponta para uma comunicação mais construtivista, mais profunda em termos de conteúdo e menos sensacionalista que no Brasil.

Juliana já tinha participado em vários encontros no Brasil do género do ENEJC e, inclusivamente, já esteve na organização de um encontro nacional, onde pôde contar com a presença de 450 pessoas, um encontro com maior dimensão, como se pode calcular. Assim, foi com curiosidade que decidiu vir participar neste encontro, aproveitando a oportunidade de estar em Portugal, para observar como é que se realizam estes encontros no nosso país.

Olhando para os encontros em que já participou e para este ENEJC, Juliana afirmou que são em tudo muito parecidos, mas que Portugal deveria apostar mais na discussão, no debate, na problematização de todas as questões que estão em causa, sendo que isso é o que acontece no Brasil. Juliana sugeriu, então, que poderíamos incluir neste encontros os grupos de discussão, que têm sido prática corrente no seu país, e que consiste em os alunos se juntarem e discutirem em torno de um tema específico, trocando ideias e experiências. Estes grupos de discussão, normalmente, são moderados pelos próprios alunos, onde numa sala se tentam tirar todas as dúvidas que possam existir e onde os alunos podem contactar uns com os outros mais proximamente.

Foi assim que Juliana Barreira partilhou connosco a sua experiência de vida. Um testemunho importante, que amanhã tanto nos poderá ajudar.

Redacção Interna

Contributo de Comissão Organizadora do ENEJC2006 on 05 Novembro 2006 às 12:22

Matéria original em http://5enejc.blogspot.com/2006/11/aluna-brasileira-no-enejc-2006.html#comments