Plataformas de auto-edição
Quando falamos em plataformas de edição, quase que instantaneamente falamos de individualização/personalização gráfica e de conteúdos, e é isso que basicamente as plataformas oferecem em se tratando de áudio, fotos (imagens), textos, etc.
Gigafoto é uma plataforma em que o utilizador pode criar fotologs gratuitos, fazendo o download de suas fotos ou imagens pessoais, e pesquisar outros já existentes.
Em termos de ferramentas para personalização da página é uma plataforma bastante completa. Oferece a possibilidade de criação de um perfil do utilizador, além de uma variedade de cores para configuração da página e de seus elementos, permitindo a escolha da aparência.
O utilizador pode ainda verificar as estatísticas de acessos à sua página, de uma forma bastante clara, por meio de gráficos. Links podem ser adicionados à página; tudo aquilo que lhe interessa pode ser indicado. Além disso, há a disponibilidade de criar enquetes e notícias na página pessoal que podem ser divulgadas entre os vários outros utilizadores da plataforma, gerando uma interacção colectiva.
Uma outra forma de interacção se dá por meio das comunidades que podem ser criadas e compartilhadas pelos utilizadores de acordo com seus interesses. A plataforma oferece ainda uma central de mensagens para comunicação interna entre utilizadores e administração e um mural de recados.
Apesar de ser uma plataforma de fotologs, o utilizador pode inserir vídeos e até criar rádios com suas músicas preferidas que também ficam disponibilizadas na página pessoal.
Por fim, o utilizador pode gerir os comentários que seus visitantes deixam, além disso poder fazer uma selecção, que fica disponível em um determinado espaço de fácil acesso, de seus fotologs favoritos referentes a outros utilizadores. A página pessoal de cada utilizador expõe em pontos estratégicos listas dos novos utilizadores que se cadastraram à plataforma, dos fotologs que fizeram o upload de novas fotos nos últimos segundos e ainda uma lista dos fotologs mais visitados numa espécie de top 25. Essas listas são actualizadas toda vez que se acede à home do fotolog do utilizador.
Todas essas ferramentas são segmentadas e disponibilizadas por meio de ícones bastante visíveis e de fácil usabilidade. A navegação é bastante fácil e julgo que o único ponto negativo da plataforma é um limite de uploads das fotos. Cada utilizador só pode disponibilizar em sua página 10 fotos por dia.
WAYN (Where are you now?) é uma plataforma que tem o objectivo de fazer com que pessoas de nacionalidades ou até de cidades diferentes possam se conhecer afim de dar dicas de viagens, dos melhores lugares a serem visitados, antes que essas tais viagens aconteçam. A ideia é que a pessoa que vá visitar um país, ou algo do género, possa fazer contactos antes de sair de casa e assim ter uma noção maior do que pode encontrar.
Neste contexto, a plataforma disponibiliza a criação de um perfil por parte do utilizador para que ele possa dar informações básicas como idade e tipo físico, além de seus interesses pessoais como livros que mais gosta de ler, etc. informações referentes a situação geográfica é por motivos óbvios o ponto-chave. Isto porque a plataforma mantém uma newsletter que informa aos utilizadores de cada cidade sobre a chegada de outros utilizadores e também em quantos dias. È possível ter essas informações referentes ao local em que se encontra no exacto momento, na cidade em que se encontrava antes e porventura da cidade que se encontrará posteriormente.
Cada utilizador pode divulgar um diário de bordo e ainda uma agenda de suas futuras viagens, contanto inclusive com a quantidade de dias que pretende ficar.
Quando falamos em viagens, falamos principalmente em fotos, e a plataforma oferece amplo espaço para fotos (1,024 kb). O utilizador pode ainda compartilhar suas galerias de fotos com outros determinados utilizadores enviando uma mensagem. Comentários podem ser feitos em relação às fotos e também podem ser dadas notas de
Os utilizadores podem personalizar ainda mais suas páginas pessoais inserindo os links que lhe interessam.
A interacção entre os utilizadores é o foco da plataforma, apesar de tratar-se de uma interacção não simultânea (como o msn, por exemplo). O utilizador pode procurar (search) pessoas dos países ou cidades que lhe interessam e adicionar-lhes, além de mandar um simples “hello” ou ainda pedir dicas sobre o lugar onde se encontram através de mensagens enviadas por mailboxes pessoais. Os utilizadores podem “coleccionar” contactos de diferentes lugares do mundo. A interacção simultânea pode existir através do Messenger e chat boards, mas só pode ser realizada por utilizadores VIPS, ou seja, aqueles que pagam uma determinada taxa. Essa é a principal “desvantagem” da plataforma; algumas ferramentas bastante interessantes só podem ser utilizadas por “VIPS”. Além disso quem não paga esta taxa, tem um número restrito de mensagens para enviar por dia.
A plataforma também impede que os membros ao se comunicarem via mensagens se informem sobre seus endereços electrónicos e/ou número de telefones. Ficam impossíveis de visualizar. Isso impede que os membros se comuniquem via msn ou coisas do género e desta forma fiquem obrigados a usar o chat da plataforma que é uma ferramenta paga.
Postcrossing tem o objectivo de fazer com que os utilizadores dos mais diversos lugares do mundo troquem postcards (cartões postais) entre si. A web neste caso, através da plataforma funciona como uma ferramenta de organização e distribuição dos endereços reais dos utilizadores, pois o envio dos postcards faz-se na verdade via correio.
A plataforma funciona da seguinte maneira: ao cadastrar-se (gratuitamente) o utilizador constrói seu perfil com dados básicos, um pequeno texto sobre suas preferências e gostos, indicando as línguas que domina e dando ênfase à sua nacionalidade e posição geográfica, informando o seu endereço real. Esses dados são protegidos pela política de segurança do site. Assim que o perfil é constituído o utilizador pode requisitar 5 endereços para enviar os postais de sua cidade ou sobre o que preferir àqueles endereços que lhe foram fornecidos pelo site. Assim que as pessoas receberem seus postcards e registrarem o recebimento dos mesmos você fica apto novamente a requisitar novos endereços.
Caso seus postcards enviados não forem registrados, no prazo de 60 dias você poderá novamente requisitar outros 5 endereços. Lembre-se que seu endereço também ficará disponível a outros utilizadores e desta forma você também receberá postcards de outros utilizadores de todas as partes do mundo.
As desvantagens estão no fato do utilizador não poder escolher para quem mandar o seus cartão postal, nem de acordo com o perfil, nem de acordo com a nacionalidade, nem mesmo escolher se homem ou mulher ou ainda que faixa etária. Todos endereços são fornecidos de forma aleatória. Você também não pode escolher que tipo de postcards receber, isso vai de acordo com o bom gosto e bom senso de quem os manda; a única coisa que você pode fazer é dar dicas do que gosta através de seu perfil. Além disso, todo o site é
You Tube é uma plataforma onde o utilizador pode disponibilizar seus vídeos realizando uploads e compartilhar vídeos de outros utilizadores, criando assim playlists e seu próprio videolog. Através da ferramenta de busca por palavras-chaves, a plataforma disponibiliza todos os vídeos existentes sobre vídeo-clipes e artistas, vídeos caseiros, entrevistas, notícias, enfim tudo em relação ao audiovisual que tenha sido colocado na net por algum de seus utilizadores através de uploads.
O utilizador pode oferecer seus vídeos e fazer o download de outros. Além disso, criando uma conta o utilizador pode criar playlists com seus vídeos favoritos e divulgá-las entre os outros utilizadores da plataforma. Os vídeos podem ser comentados e ainda atribuídos aos mesmos “notas” de acordo com sua resolução e satisfação para quem o assistiu. O utilizador pode convidar amigos, receber e enviar mensagens, categorizar seus contactos, criar grupos referentes a interesses e vídeos em comum com outros utilizadores, criar e participar de comunidades, pode escolher fazer uploads através de telemóveis, receber notificações com relação a notícias e mensagens via email além de disponibilizar a criação de um Canal próprio do utilizador que pode ser distribuído entre os outros utilizadores.
As ferramentas são muitos simples de serem usadas, tudo é organizado por secções facilmente identificáveis, entretanto se o utilizador não domina o inglês pode ter sérias dificuldades. Com o programa firefox com um add-on específico para fazer downloads de vídeos, é muito fácil sacar vídeos do youtube para seu próprio computador e poder assisti-los sem estar online.
A principal vantagem se torna algumas vezes a também a maior desvantagem. No youtube você pode encontrar, senão tudo, quase tudo lhe interessa. Hoje em dia a quantidade de vídeos disponíveis é muito vasta. O problema é que também tem muito lixo online. E quando se faz uma busca através só de palavras-chaves ou tags, sem a categorizar aquilo que procura, pode perder muito tempo na pesquisa devido a vídeos inúteis.






0 Comments:
Postar um comentário
<< Home