Democrático?
O ciberespaço oferece aos seus utilizadores a oportunidade de compartilhar uma quantidade incomensurável de informação e mais do que isso oferece a possibilidade de produzir conteúdo próprio.
Com a Internet, pela primeira vez em muito tempo, foi oferecida ao cidadão comum a escolha e possibilidade de tornar-se um receptor/produtor. Essa escolha pode ser encarada como um verdadeiro sinal de democracia numa era em que poucos detêm o controle e o poder de gerar informação.
Entretanto, antes de afirmamos o ciberespaço como uma forma de democracia, devemos pensar no que realmente significa este termo.
Democracia refere-se a possibilidade de escolha oferecida a todos os cidadãos de uma sociedade. O problema é que no caso da Internet podemos afirmar sem medo de errar que menos de 5% da população mundial tem acesso a esta maravilhosa ferramenta. Além disso, desses “quase” 5% uma grande parte não domina ou se quer tem a verdadeira noção das funções e capacidades que a Internet pode oferecer. Apesar dos blogs serem tão comentados atualmente, ainda é algo que poucos realmente dominam.
Diante deste cenário, é fácil chegar a conclusão que aqueles que têm acesso a Internet acabam por pertencer a classes média e média-alta. Podemos pensar até em uma “elite cibernética”. Assim, fica quase impossível em pensar no ciberespaço como uma verdadeira democracia. Eu diria que, no máximo, uma democracia de poucos para poucos.
Leia também...


0 Comments:
Postar um comentário
<< Home